Didáticos-para-Recriar-se 17: ‘Mania de explicação’ para um ‘Pequeno dicionário amoroso da ciência’.

O livro infantil ‘Mania de Explicação‘, de Adriana Falcão, é uma deliciosa indicação para motivar a discussão de conceitos ‘áridos’ na metodologia científica, sem perder a leveza e a fascinação da obra literária. Nossa experiência em sala de aula mostrou-se prazerosa, inventiva e divertida, ao tempo em que facilitou o aprendizado de tópicos importantes da metodologia científica, como o debate da cientificidade e de métodos quantitativo-qualitativo em pesquisas científicas.

Sobre a atividade em si, consiste na distribuição do livro, que merece ser adquirido em especial pelas ilustrações, entre grupos de estudantes de disciplinas da graduação ou pós-graduação. Após a leitura do material por um dos membros, em voz alta, representando o papel de ‘contador de estórias‘ para os demais, sugere-se que os participantes elaborem um ‘pequeno dicionário amoroso da ciência’, utilizando a linguagem em tom de sabedoria do livro, sobre um dos seguintes temas:

1- O que é ciência ?

2- Que diferença existe entre quantidade e qualidade ?

A vivência em sala de aula se traduz em ricas discussões, ao lado de muita criatividade dos grupos, motivados pelo sabor da arte e da infância.

Para conhecer um pouco mais do livro, segue uma indicação de blog

Confira os demais títulos da Série Didáticos-para-Recriar-se

Um comentário em “Didáticos-para-Recriar-se 17: ‘Mania de explicação’ para um ‘Pequeno dicionário amoroso da ciência’.”

Deixe seu comentário