Didáticos-para-Recriar-se 15 – ‘Espinosa sem saída’ e ‘Em busca de Espinosa’ na metodologia científica

O diálogo do romance policial ‘Espinosa sem saída‘, do escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza, é nossa indicação para as discussões sobre o processo de pesquisa em disciplinas de metodologia científica, nesse didáticos-para-recriar-se 15.

O paralelo entre as etapas método científico com o processo investigativo de romances policiais mostra-se oportuno para explicitar e conferir maior leveza aos conteúdos da metodologia científica, sempre objeto de reclamações pelos estudantes. O personagem principal criado por Roza, ‘Espinosa’, é um policial ético, sensível, integro e cheio de questionamentos sobre a natureza humana – destoando da imagem da polícia no Brasil, caracterizados pela a  violência e corrupção. O autor faz uma metáfora inteligente, ainda, com a filosofia de Espinosa, um dos pensadores revolucionários e subversivos da sua época, que fora excomungado pela Igreja católica por suas ideias.

Para um aprofundamento maior sobre filosofia da ciência no contexto pós-moderno, em cursos de pós-graduação, indica-se também o livro ‘Em busca de Espinosa:prazer e dor na ciência dos sentimentos, em que Damásio redescobre o pensamento desse singular folósofo nas recentes teorias da neurociencia.

Confira mais da Série Didáticos-para-Recriar-se

Deixe seu comentário